MARCA
O QUE É?

Uma marca registrada pode ser qualquer sinal que o identifique como o proprietário de seus produtos ou serviços para deixar claro que eles pertencem a você. É o emblema pelo qual os clientes encontram seus produtos ou serviços no mercado. O titular de uma marca tem uso exclusivo deste sinal.
Uma vez em uso, sua reputação comercial e boa vontade serão agregadas ao seu negócio – tornando suas marcas um de seus ativos mais valiosos. É um símbolo de confiança.

O que pode ser uma marca?

Muitas coisas podem ser registradas como uma marca – nomes e logotipos são os mais comuns. Uma marca pode ser qualquer coisa que permita aos consumidores distinguir seus produtos ou serviços uns dos outros. Pode ser uma palavra, série de palavras, palavra e desenho, desenho (marca figurativa) ou uma forma tridimensional.

No entanto, uma marca deve ser única, por isso não pode ser confundida com uma marca já registrada. Também não pode ser descritivo. Registrar o nome de sua empresa ou possuir um nome de domínio não dá a você virtualmente nenhum direito legal de impedir outra pessoa de usar seu nome ou logotipo.

Se você começar a usar um logotipo ou nome sem registrar como marca e sem verificar se o seu uso está liberado, você corre o risco de descobrir mais tarde sobre uma empresa com um nome semelhante, ou até mesmo, receber uma carta dizendo para parar de usar sua marca porque infringe uma marca já registrada.

Você também corre o risco de outra pessoa registrá-la como marca comercial e tentar impedi-lo de usar seu próprio nome de marca.

À medida que sua reputação cresce e você se firma, é mais provável que as pessoas comecem a copiá-lo. Ter a proteção de marcas registradas significa que você pode tomar medidas para impedir isso.

Como podemos ajudar

Auxiliamos com o depósito de uma marca, classificando os bens ou serviços que abrange, e se um logotipo está envolvido na classificação da forma, fornecendo os documentos de apoio necessários, como contrato social, verificando publicações semanais no Diário Oficial para determinar o progresso até o registro e a emissão do certificado de registro.